67º FONAC promove discussões técnicas e intercâmbio entre gestores das capitais brasileiras

O 67º Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais, realizado durante os dias 02 e 03 de junho na cidade do Rio de Janeiro, cumpriu integralmente sua proposta de proporcionar aos gestores das capitais brasileiras, espaço para discussões e debates em torno de temas de altíssima relevância e que representam grandes desafios, especialmente face à atual situação econômica do país.

O Presidente do FONAC e Secretário de Administração de João Pessoa-PB, Roberto Wagner Mariz Queiroga, avaliou de maneira muito positiva os debates promovidos durante o evento, que contou com representação de 13 capitais brasileiras. Segundo Roberto Wagner “essa é a proposta quando promovemos o FONAC: congregar os gestores das capitais e discutir a melhor forma de avançar em meio a tantos desafios. Nesses encontros, temos a oportunidade de usufruir de um intercâmbio precioso para todos nós que estamos à frente de pastas estratégicas e com uma grande responsabilidade diante dos resultados a serem alcançados. Foi um excelente fórum e pretendo manter esse modelo de debates fundamentalmente técnicos, estimulando a exaustão de questões sobre as quais precisamos fazer um aprofundamento dos temas, visando extrair encaminhamentos e resultados ainda melhores nas próximas edições”, disse.

Desde o início de sua gestão, o presidente Roberto Wagner tem estimulado a abordagem de temas técnicos que qualifique da melhor forma o espaço aberto nos eventos. Por isso, a programação para a 67ª edição do fórum definida e conduzida pela presidência, focou as principais preocupações dos gestores.

Por parte das secretarias, foram apresentados modelos de contingenciamento de despesas com o fito de enfrentar a crise financeira que assola nosso país, adequações e análises na arrecadação dos municípios, auditoria em folha de pagamento por meio de sistemas e ferramentas que auxiliem nessa atividade, e Parcerias Público-Privadas. 

Destaque para a palestra “Legado Olímpico Tecnológico”, discorrido pelo Sr. Fábio Pimentel, Presidente do IPlanRio (Empresa Municipal de Informática da Cidade do Rio de Janeiro) e pelo Secretário de Administração da Cidade do Rio de Janeiro e anfitrião do encontro, Marcelo Queiroz (em destaque).  Na explanação, destacou-se as vertentes da ferramenta Carioca Digital. Trata-se de uma série de dispositivos sistematizados,que otimiza para o cidadão a utilização de serviços públicos que anteriormente teria a necessária interação com a unidade de serviço público presencialmente. A ferramenta visa facilitar procedimentos de grande uso e fluxo, para dar velocidade ao atendimento aos requerimentos motivados pelo cidadão. Foi feita uma demonstração de uma ferramenta em plataforma WEB, destacando o cuidado em criar uma interface didática que facilite a identificação do serviço desejado sem maiores dificuldades. 

No segundo dia de atividades, foram realizadas visitas técnicas ao Museu do Amanhã, onde ministrou-se uma palestra sobre a maior PPP do Brasil e na parte da tarde, continuando o tema sobre parceria público-privada, o grupo de secretários foi conduzido para visita à Fábrica de Escolas.

 

Joomla templates by a4joomla free xbox codes free psn codes horoskopi sot igrice