top of page

Artigo Especial: O básico que transforma

  • Foto do escritor: Secretaria Executiva
    Secretaria Executiva
  • 1 de nov.
  • 1 min de leitura

No artigo “O básico que transforma”, publicado na Revista Economy & Law, a presidente do FONAC e secretária municipal de Gestão de São Paulo, Marcela Arruda, propõe uma reflexão sobre como gestos simples podem gerar grandes transformações coletivas.


Marcela Arruda, Presidente do FONAC e Secretária Municipal de Gestão de São Paulo (SP) / Foto: Comunicação Seges/PMSP
Marcela Arruda, Presidente do FONAC e Secretária Municipal de Gestão de São Paulo (SP) / Foto: Comunicação Seges/PMSP

Destaca que atitudes cotidianas — como o simples ato de jogar o lixo no lugar certo — revelam muito sobre cidadania, pertencimento e responsabilidade pública, sendo fundamentais para a preservação do meio ambiente.


No texto, Marcela ainda ressalta que o espaço público é construído não apenas por grandes políticas, mas por milhões de pequenas escolhas que fortalecem a ideia de uma cidade mais humana, organizada e democrática.


"Jogar o lixo corretamente é um ato de "aprecimento". É uma pequena ação que trancende a mera tarefa doméstica e reafirma o compromisso com o comum e com a possibilidade de uma vida compartilhada"

A capital paulista, segundo ela, já conta com diversas políticas públicas voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas. Mas a reflexão vai além: qual é o gesto simples que cada um de nós pode adotar para transformar a sociedade?


Confira o artigo na íntegra, nas páginas 62 e 63: https://online.fliphtml5.com/bgdqt/ibva/

Comentários


© Desenvolvido por FONAC | Todos os Direitos Reservados
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page