O Evento de Certificação ISO: Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis, ocorreu em 22 de outubro de 2024, no Centro de Inovação Verde Bruno Covas em São Paulo, mais conhecido como Hub Green Sampa, sendo um marco importante para São Paulo, que reforça seu comprometimento com a inovação urbana, sustentabilidade e qualidade de vida para seus moradores.
Com o objetivo de comemorar a conquista de São Paulo em alcançar certificações máximas em sustentabilidade, resiliência e inteligência urbana (duas Platinas e um Ouro), o evento reflete o esforço coletivo da administração para elevar a qualidade de vida e a gestão da cidade. A cerimônia incluiu falas de autoridades da Prefeitura e do Estado de São Paulo, como o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, a Secretária Municipal de Gestão, Marcela Arruda, a Secretária Municipal de Inovação e Tecnologia, Maiara Carvalho, o Secretário Municipal Adjunto de Inovação e Tecnologia, Humberto de Alencar, além do Vice-Presidente do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos - PIT, Marcelo Nunes, e a entrega oficial dos certificados.
Certificações ISO As certificações ABNT NBR ISO auxiliam as cidades a identificar indicadores e implementar políticas de cidades inteligentes para responder a desafios como: rápido crescimento populacional e instabilidade econômica e política, mudanças climáticas, melhorando, fundamentalmente a maneira como engajam a sociedade. Tais certificações ajudam também a aplicar métodos de liderança colaborativa, trabalhar em várias disciplinas e sistemas da cidade, usar informações de dados e tecnologias modernas para oferecer melhores serviços e qualidade de vida às pessoas da cidade (residentes, empresas e visitantes), alinhando-se aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A cidade de São Paulo se consolida como inteligente, sustentável e resiliente, e se destaca como sendo a primeira a obter simultaneamente, e já no primeiro ano de certificação, os níveis máximos nas normas ISO 37120 (Cidades Sustentáveis - Platina), ISO 37123 (Cidades Resilientes - Platina) e ISO 37122 (Cidades Inteligentes - Ouro).
Para que uma determinada região entre nesse seleto grupo, é necessário receber estas certificações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). De acordo com a Associação, as cidades necessitam de indicadores para mensurar seu desempenho, e para isso as entidades internacionais de certificação propõem uma abordagem holística e integrada para o desenvolvimento sustentável. São cerca de 280 indicadores avaliados que consideram fatores como serviços urbanos de qualidade, de acordo com o que as normas estabelecem como modelo de cidades inteligentes, resilientes e sustentáveis.
A Prefeitura de São Paulo, juntamente com as Secretarias Municipais de Gestão e de Inovação e Tecnologia, liderou o processo de certificação internacional das três normas e contou com o trabalho e colaboração de todas as Secretarias e Agências da administração pública do município, Ações de como os sistemas Gaya e Urano, o Programa Faixa Azul, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, a Central Smart Sampa, os Ecopontos, as Hortas Urbanas, o Programa Sampa Mais Rural, as Centrais DescomplicaSP, o Serviço SP156, os FabLabs, SampaCast, dentre diversas outras iniciativas bem sucedidas da Prefeitura foram consideradas.
Com tais certificações, a cidade atrai ainda mais investimentos, por apoiar a sustentabilidade, inovar em políticas públicas e garantir qualidade de vida aos cidadãos.
____________________________________________
Fonte da matéria e crédito das fotos: Secretaria de Gestão da Prefeitura de São Paulo (SP)
Comments