Na última sexta-feira, 15/11, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) realizou um encontro estratégico no âmbito do U20 e do G20 Social, reunindo lideranças municipais para discutir soluções viáveis e inovadoras que apoiem o desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros.
A sessão de abertura contou com uma série de prefeitos de cidades do Brasil e do mundo, que enfatizaram como políticas públicas podem impulsionar o crescimento econômico ao mesmo tempo em que promovem a equidade social e preservam o meio ambiente.
Entre os presentes, André Barbosa, presidente do FONAC (Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais), que ressaltou a dinâmica entre o poder local e a implementação de estratégias de sustentabilidade, ainda mais em um cenário marcado por mudanças climáticas e às necessidades de adaptação das cidades.
Além disso, o Presidente do FONAC considera as grandes dificuldades que a gestão municipal enfrenta para introduzir práticas de sustentabilidade dentro de um paradigma de recursos financeiros escassos e cobranças por resultados. "Para permitir que os municípios avancem nesse processo de desenvolvimento sustentável é necessário um pacto entre todos os níveis de governo, sociedade civil e setor privado. Isso porque não podemos ignorar — não podemos deixar de ressaltar a relevância da sustentabilidade como uma agenda integrada e transversal."
Fórum Fomentado pela FNP e o Papel do FONAC nas Discussões
Uma das principais novidades do evento foi o anúncio de que o FONAC, sob a liderança de André Barbosa, será um dos parceiros estratégicos na composição da mesa de discussões de um Fórum específico sobre desenvolvimento sustentável que será promovido pela FNP nos próximos meses. O Fórum terá como objetivo aprofundar os debates sobre como as cidades podem ser mais sustentáveis, tanto em termos ambientais quanto sociais, e como os municípios podem melhorar suas políticas públicas para garantir um futuro mais justo e equilibrado para todos.
A participação do FONAC no Fórum é vista como um passo importante para a ampliação do diálogo entre os gestores municipais e as demais esferas de poder. Segundo Barbosa, "a inclusão do FONAC nesse debate é fundamental, pois as associações de municípios possuem uma visão prática dos desafios que as cidades enfrentam no dia a dia. Vamos trazer para essa mesa de discussão a experiência concreta das administrações municipais e buscar soluções que possam ser aplicadas em todo o Brasil".
O Caminho para o Desenvolvimento Sustentável nos Municípios
O evento também abordou a necessidade de os municípios se adequarem a novas formas de gestão que integrem a sustentabilidade em todos os setores: da educação ao transporte público, da saúde à gestão de resíduos. Durante as discussões, foi consenso entre os participantes que é preciso fortalecer a capacitação das equipes municipais e garantir que os gestores tenham acesso a ferramentas e tecnologias que possibilitem a implementação de soluções sustentáveis de forma eficaz.
Além disso, a troca de experiências entre prefeitos de diferentes regiões do Brasil foi um dos pontos altos da reunião. Os participantes destacaram que, embora as realidades locais sejam diversas, existem desafios comuns que exigem uma abordagem coletiva para que se alcance uma verdadeira transformação.
Ao final da reunião, a FNP reiterou o compromisso com a pauta da sustentabilidade e reforçou a importância de fortalecer as redes de apoio entre os municípios, o governo federal e outros parceiros estratégicos, por meio de assinatura de uma carta de compromisso de secretárias, secretários e gestoras e gestores municipais sobre o futuro urbano sustentável. O desenvolvimento sustentável, segundo a Frente Nacional de Prefeitos, não é mais uma opção, mas uma necessidade urgente para garantir que as futuras gerações possam viver em um Brasil mais equilibrado e resiliente.
_____________________________________________________________
Com informações de : FNP - Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Com adaptação e acréscimos de: Comunicação FONAC
Fotos de: Divulgação/FNP
Comments