top of page
  • Foto do escritorSecretaria Executiva

GESTORES MUNICIPAIS VISITAM PROJETO INOVADOR EM SÃO PAULO

Como parte da programação do 82º Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais em São Pauo, os gestores municipais presentes tiveram a oportunidade de visitar a Vila Reencontro, que tem como finalidade ofertar moradia transitória, de forma individualizada, para pessoas em situação de rua. O serviço conta com acompanhamento social contínuo para apoiar a reconstrução da autonomia.


Atualmente, a Prefeitura de São Paulo oferece cinco unidades da Vila Reencontro, que somam 312 módulos e têm capacidade para atender 1.248 pessoas. A terceira unidade da Vila Reencontro foi inaugurada em outubro de 2023, localizada no Pari, região central de São Paulo. É composta por 100 módulos de moradia, com capacidade para abrigar até 400 pessoas. Possui módulos para funções administrativas e áreas comuns.


O secretário Municipal de Gestão e Planejamento de Vitória (ES), Regis Mattos, encontrou no projeto Vila Reencontro uma possibilidade de equalizar o problema do crescimento da população em situação de rua na capital capixaba. Segundo o mesmo, Vitória tem aproximadamente 400 pessoas em situação de rua e o projeto, considerando a dinâmica de concepção e custos, mostra-se como alternativa para mitigiar essa questão. Regis fez uma séria de perguntas aos responsáveis pelo equipamento com o intuito de reunir o máximo de informações possíveis e apresentar à equipe correlata em Vitória, visando estudos e análise da viabilidade de replicar o modelo.


A visita técnica também teve momentos de emoção. Ao receber a visita dos gestores, alguns moradores puderam falar do impacto positivio do projeto em suas vidas e se emocionaram ao falar dessa oportunidade ímpar de viver e conviver em um espaço digno, limpo, confortável e seguro. O secretário Paulo Bergamin, de Porto Velho (RO), também se manifestou a respeito: "foi a experiência mais emocionante que tive nestes poucos FONAC a qual tive a honra de participar.

Ver a felicidade, a dignidade, a esperança estampada nos olhos e no sorriso daquelas pessoas e algo inenarrável, confesso que me emocionei diversas vezes, assim como vários daqueles que estavam ali neste pequeno grupo. São essas oportunidades que o FONAC tem que apresentar para que possamos voltar às nossas bases com algo palpável e realizável."


Outro gestor que se emocionou foi Octávio Soares, gestor da capital São Luís (MA), ao presenciar um dos módulos montado e ocupado por pessoas anteriormente em situação de rua, especialmente ao saber que o projeto encaminhou aqueles moradores à retomada de estudos, oportunidade de trabalho e os permitiu a dignidade e esperança de voltar a fazer planos para o futuro.


O Secretário Executivo do FONAC, Tiago Bongiovani, falou sobre a sensação de estar no espaço. "Claramente, a primeira sensação que se tem ao entrar na Vila Reencontro é a sensação de segurança não só física, mas mental e emocional. É fácil sentir que o projeto foi desenhado sobre a expectativa de abraçar as pessoas acolhidas ali. É possível olhar para essas pessoas e constatar que elas estão felizes, realizadas e paz. É maravilhoso ver isso, quando se presencia o aumento exponencial da população de pessoas em situação de rua", disse Tiago.


A Secretária Municipal de São Paulo, Marcela Arruda, anfitriã do evento, destacou todo esforço da gestão do Prefeito Ricardo Nunes em promover ações de ressocialização e acolhimento dessas pessoas, garantido que, com acompanhamento próximo e qualificado, retomem a autonomia sobre suas vidas e possam olhar para o futuro com mais otimismo.


Mais informações sobre o projeto podem ser obtidos no site da Prefeitura de São Paulo e nas redes sociais do órgão.

21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page