Como parte da programação do 82º Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais em São Pauo, os gestores municipais presentes tiveram a oportunidade de visitar a Vila Reencontro, que tem como finalidade ofertar moradia transitória, de forma individualizada, para pessoas em situação de rua. O serviço conta com acompanhamento social contínuo para apoiar a reconstrução da autonomia.
Atualmente, a Prefeitura de São Paulo oferece cinco unidades da Vila Reencontro, que somam 312 módulos e têm capacidade para atender 1.248 pessoas. A terceira unidade da Vila Reencontro foi inaugurada em outubro de 2023, localizada no Pari, região central de São Paulo. É composta por 100 módulos de moradia, com capacidade para abrigar até 400 pessoas. Possui módulos para funções administrativas e áreas comuns.
O secretário Municipal de Gestão e Planejamento de Vitória (ES), Regis Mattos, encontrou no projeto Vila Reencontro uma possibilidade de equalizar o problema do crescimento da população em situação de rua na capital capixaba. Segundo o mesmo, Vitória tem aproximadamente 400 pessoas em situação de rua e o projeto, considerando a dinâmica de concepção e custos, mostra-se como alternativa para mitigiar essa questão. Regis fez uma séria de perguntas aos responsáveis pelo equipamento com o intuito de reunir o máximo de informações possíveis e apresentar à equipe correlata em Vitória, visando estudos e análise da viabilidade de replicar o modelo.
A visita técnica também teve momentos de emoção. Ao receber a visita dos gestores, alguns moradores puderam falar do impacto positivio do projeto em suas vidas e se emocionaram ao falar dessa oportunidade ímpar de viver e conviver em um espaço digno, limpo, confortável e seguro. O secretário Paulo Bergamin, de Porto Velho (RO), também se manifestou a respeito: "foi a experiência mais emocionante que tive nestes poucos FONAC a qual tive a honra de participar.
Ver a felicidade, a dignidade, a esperança estampada nos olhos e no sorriso daquelas pessoas e algo inenarrável, confesso que me emocionei diversas vezes, assim como vários daqueles que estavam ali neste pequeno grupo. São essas oportunidades que o FONAC tem que apresentar para que possamos voltar às nossas bases com algo palpável e realizável."
Outro gestor que se emocionou foi Octávio Soares, gestor da capital São Luís (MA), ao presenciar um dos módulos montado e ocupado por pessoas anteriormente em situação de rua, especialmente ao saber que o projeto encaminhou aqueles moradores à retomada de estudos, oportunidade de trabalho e os permitiu a dignidade e esperança de voltar a fazer planos para o futuro.
O Secretário Executivo do FONAC, Tiago Bongiovani, falou sobre a sensação de estar no espaço. "Claramente, a primeira sensação que se tem ao entrar na Vila Reencontro é a sensação de segurança não só física, mas mental e emocional. É fácil sentir que o projeto foi desenhado sobre a expectativa de abraçar as pessoas acolhidas ali. É possível olhar para essas pessoas e constatar que elas estão felizes, realizadas e paz. É maravilhoso ver isso, quando se presencia o aumento exponencial da população de pessoas em situação de rua", disse Tiago.
A Secretária Municipal de São Paulo, Marcela Arruda, anfitriã do evento, destacou todo esforço da gestão do Prefeito Ricardo Nunes em promover ações de ressocialização e acolhimento dessas pessoas, garantido que, com acompanhamento próximo e qualificado, retomem a autonomia sobre suas vidas e possam olhar para o futuro com mais otimismo.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidos no site da Prefeitura de São Paulo e nas redes sociais do órgão.
Comments