top of page
  • Foto do escritorSecretaria Executiva

Natal-RN abre programação da tarde do 79 FONAC com palestra sobre reforma previdenciária

Thiago Marreiros, Presidente do Instituto de Previdência da capital Potiguar discorreu sobre REFORMA DA PREVIDÊNCIA: A GARANTIA DA MELHORA ATUARIAL DO REGIME PREVIDENCIÁRIO EM PROL DA QUALIDADE DA EXECUÇÃO FINANCEIRA DO ENTE MUNICIPAL. O tema escolhido pelo gestor visa apresentar aos gestores das capitais presentes no encontro, o modelo de gestão implementado em Natal visando o equilíbrio financeiro e atuarial dentro do contexto previdenciário.


O gestor iniciou suas considerações apresentando a matriz de cálculo para que os números ideais fossem identificados.


Marreiros ainda destacou o estudo feito com foco na folha previdenciária e em paralelo ao aporte previdenciário, visando a identificação dos pontos mais carentes e definição da estratégia adequada para equilibrar esses dois fatores. Com o um diagnóstico feito com base em discussão técnica, a capital pôde adequadamente enfrentar o cenário desfavorável diagnosticado durante o estudo mencionado.


Com o advento da reforma da previdência, a importância de intervenções da gestão para mudança da situação para que os impactos do custeio ou aumento da despesa previdenciária se tornou indispensável. Isso começou pela mudança dos parâmetros de cálculo dos benefícios e regras de concessão de benefícios e outras sistemáticas legais inerentes ao tema.


Segundo Thiago, "os resultados alcançados, revertendo a posição de déficit do saldo previdenciário para um saldo positivo de mais de 1 bilhão de reais representa o projeto mais agressivo para a cidade de Natal no eixo previdenciário, inclusive possibilidade de revisão da segregação de massas, tudo em prol do equilíbrio financeiro do sistema previdenciário de Natal contribuindo com o equilíbrio financeiro."


23 visualizações0 comentário
bottom of page