top of page
  • Foto do escritorSecretaria Executiva

Prefeitura do Recife distribui kits alimentação para alunos

A iniciativa tem o objetivo de garantir o acesso à merenda durante a suspensão das aulas como medida preventiva ao novo Coronavírus.



Foto de (Foto: Daniel Tavares|PCR)

Visando a segurança alimentar de mais de 90 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife, que entraram em recesso escolar hoje (18) como medida preventiva para conter a disseminação do novo Coronavírus, a Prefeitura do Recife iniciou a distribuição de kits alimentares para os pais/responsáveis ou para os estudantes de Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas Escolas da Rede. No total, estão sendo distribuídos mais de 90 mil kits semanalmente, correspondentes a 270 toneladas de alimentos. Os alunos também estão recebendo material pedagógico para auxiliar na continuidade dos estudos em suas residências, além de um kit limpeza.

A suspensão das aulas da Rede Municipal de Ensino, com a antecipação das férias escolares foi anunciada no último domingo (15) pelo Comitê Municipal de Resposta Rápida para o Coronavírus que, até o momento, já divulgou 91 medidas de contenção em relação à disseminação da Covid-19. “Recife é a primeira unidade da Federação que, ao suspender as aulas, priorizou a segurança alimentar do corpo estudantil através de esquema de logística para distribuição de merenda para crianças e jovens”, enfatizou o secretário de Educação do Recife, Bernardo de D’Almeida. Dentre as medidas adotadas estão a distribuição dos kits nos turnos de aula em que os alunos estão matriculados, demarcar o chão para que os pais se organizem em fila e mantenham pelo menos 1 metro de distância entre si e distribuição de senhas para a retirada dos kits no horário do turno dos alunos na unidade de ensino na qual estão matriculados para evitar as aglomerações.

Os kits distribuídos nesta quarta (18) correspondem a quatro dias de aulas, o que equivale às merendas de quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e segunda-feira da próxima semana. No kit, além de alimentos como cereais, cookies, laticínios, bolinho individual, broa e frutas (maçã e banana), haverá uma sugestão de cardápios para orientar os pais acerca das refeições que podem ser oferecidas com os insumos de forma balanceada.

"Essas ações da Prefeitura são muito importantes tanto para a saúde como também financeira, porque muitos pais não têm condições de dar o alimento em casa. Eu mesma estou desempregada e esse suporte vai me ajudar muito", declarou Catia Rosa, mãe do aluno Pedro Henrique, do 5o ano da Escola Municipal Santo Amaro. "Esses kits são uma grande ajuda. Eu não vou precisar me preocupar em não ter nenhuma comida para oferecer a ele. O produto de limpeza vai ajudar na higienização da casa e para lavar as mãos. É muito bom", reforçou Maria da Conceição Araújo, avó de cinco netos da Escola Municipal Santo Amaro.

Para os alunos de creches e de escolas integrais, além dessas refeições, a Prefeitura do Recife disponibilizou uma pequena cesta básica para os pais que podem preparar a merenda quente. Os kits alimentares estão sendo organizados por nutricionistas, que priorizam o valor nutricional e a praticidade das refeições para que a alimentação chegue aos estudantes com a melhor qualidade possível.

"A gente montou os kits de lanche visando atender as recomendações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e, ao mesmo tempo, que seja um lanche prático para que eles possam se alimentar em casa. Os kits contêm frutas para fortalecer o sistema imunológico das crianças, além de proteínas e carboidratos. Conseguimos manter um cardápio balanceado, com os três grupos de alimentos", declarou a nutricionista Magda Diniz.

A Secretaria de Educação orienta os pais e responsáveis que, no momento da distribuição, se organizem em filas, mas que procurem manter distância de um metro entre si, como medida de precaução de saúde. A partir da semana que vem, a entrega dos kits alimentos será feita na terça-feira e corresponderá a cinco dias de alimentação escolar. A partir de então, as entregas serão feitas sempre às terças-feiras enquanto as aulas estiverem suspensas.

Material Pedagógico - Nesse período, os estudantes da rede de ensino do Recife receberão semanalmente orientações pedagógicas de livros, jogos didáticos, aplicativos educativos, fichas de atividades e outros encaminhamentos que auxiliarão na continuidade dos estudos em suas residências. Nessa primeira semana, os estudantes receberam a indicação do Catálogo de Aplicativos e Sites Assistivos, que traz uma seleção de jogos, softwares e interfaces digitais para serem utilizadas em celulares, tablets, notebooks e computadores em geral, todos gratuitos. São atividades que contemplam estudantes da Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e EJA.


Fonte: Site da Prefeitura do Recife.

304 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page