Presidente do FONAC participa de Congresso internacional em Manaus e destaca a importância do controle nas contas públicas sustentáveis
- Secretaria Executiva
- 1 de jun.
- 2 min de leitura
Manaus (AM) sediou, entre os dias 26 e 29 de maio, o 9º Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas (CICPP), evento promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.
A programação incluiu palestras sobre Bioeconomia; a questão climática e a iniciativa do ClimateScanner; e a atuação dos Tribunais de Contas no âmbito da Sustentabilidade Ambiental. Há, ainda, debates sobre a Federação e as Políticas Públicas; Sustentabilidade e a Educação; e Desenvolvimento Sustentável, e painéis abordando os Riscos Fiscais e Controle Preventivo de Políticas Públicas; Controle e Políticas Ambientais; e Emergência Climática, Desastres Ambientais e a COP 30, entre outras atividades.
Participou do congresso, como painelista, a Presidente do FONAC e Secretária Municipal de Gestão da Prefeitura de São Paulo, Marcela Arruda, que falou sobre “A Importância do Controle nas Contas Públicas Sustentáveis”, no painel sobre Mudanças Climáticas.

Marcela Arruda, é advogada, mestre em Gestão em Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em Direito Administrativo pela Corte de São Paulo, em Direito Eleitoral pela Escola Judiciária e Eleitoral Parlamentarista, e Direito Constitucional pela Escola Superior de Educação da USP de São Paulo, autora do livro Controle de Contas 2.0.
"Nós precisamos agir. Se o mundo está em chamas, nós precisamos apagar o fogo imediatamente. E é este o convite que eu faço à reflexão de todos os Tribunais de COntas e dos demais órgãos de controle e representação de governos municipais que aqui estão".
No congresso, ela destacou as contratações públicas sustentáveis e o papel dos órgãos de controle nas mudanças climáticas, apresentando um panorama das mudanças climáticas e mencionou exemplos. Ao final, deixou uma mensagem para reflexão. “Nós precisamos agir. Se o mundo está em chamas, nós precisamos apagar o fogo imediatamente. E é este o convite que eu faço à reflexão dos Tribunais de Contas e dos demais órgãos de controle e representação de governos municipais que aqui estão”.
_____________________________________
Fonte: Portal Mundo Delas
Foto e adaptações: COMUNICAÇÃO FONAC
Comments