top of page

São Paulo alcança tríplice Platina em certificações ISO seguindo normas da ABNT

  • Foto do escritor: Secretaria Executiva
    Secretaria Executiva
  • 16 de dez.
  • 2 min de leitura

A cidade de São Paulo foi reconhecida como a primeira capital no mundo a obter a tríplice platina nas certificações ISO 37120 (Serviços Urbanos e Qualidade de Vida), ISO 37123 (Cidades Resilientes) e ISO 37122 (Cidades Inteligentes) seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).


Sendo reconhecida como a primeira capital do mundo a alcançar o nível máximo de Platina como Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a cidade de São Paulo realizou a cerimônia oficial, que aconteceu na última terça-feira (16/12), consolidando o município como referência internacional em gestão pública, inovação e uso estratégico de dados para a melhoria da qualidade de vida da população.


O reconhecimento foi concedido pela ABNT, com apoio técnico do PIT, e reflete um trabalho estruturado da Prefeitura de São Paulo na adoção de protocolos internacionais, monitoramento contínuo de indicadores e fortalecimento de políticas públicas orientadas por evidências. Para Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, a certificação é um reconhecimento do trabalho da Prefeitura, que segue um protocolo para manter esse nível de qualidade. “Estou bastante feliz, é um avanço gigantesco que vai repercutir na melhora da qualidade de vida das pessoas, porque a gente vai cada vez mais melhorar os nossos serviços”, disse o prefeito, ressaltando que a cidade vai monitorar os indicadores para não haver redução da qualidade. “Muito pelo contrário, o objetivo é que a gente possa cada vez mais melhorar esses indicadores.”


ree


Conjunto de indicadores


As certificações seguem normas internacionais da ISO e avaliam um amplo conjunto de indicadores técnicos, que abrangem áreas como transporte, planejamento urbano, saneamento, educação, meio ambiente, segurança e desenvolvimento econômico. O processo é baseado em critérios objetivos definidos pela ABNT, que permitem mensurar desempenho, eficiência e resiliência das cidades de forma comparável em nível global.


O levantamento, a adequação e o acompanhamento desses indicadores são conduzidos pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) e da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC). O PIT atuou de forma estratégica no apoio metodológico, na articulação técnica e na preparação necessária para o atendimento aos requisitos das normas internacionais, contribuindo para a consolidação do modelo adotado pela capital.


Próximos passos


A certificação tem validade de 12 meses e exige monitoramento contínuo. Mesmo após a conquista do nível máximo, o trabalho de avaliação e aprimoramento segue em andamento. Da primeira certificação, obtida em outubro de 2024, até a atual, São Paulo ampliou em nove o número de indicadores atendidos. Dos 276 indicadores avaliados pela ABNT, a capital pontuou em 258, reforçando um modelo de gestão orientado por dados, inovação e foco direto na melhoria da qualidade de vida da população.


__________________________________________


Comentários


© Desenvolvido por FONAC | Todos os Direitos Reservados
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page