top of page

Serviços da Proteção Social Básica de Vitória são tema de pesquisa inédita e inovadora no país

  • Foto do escritor: Secretaria Executiva
    Secretaria Executiva
  • 23 de out.
  • 2 min de leitura

A manhã desta quarta-feira (22) trouxe uma ótima notícia para a capital capixaba: foi divulgado o resultado do primeiro produto da pesquisa inédita e pioneira feita com as unidades de serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica (PSB) e a cidade escolhida foi Vitória.


ree


O levantamento foi feito pelo Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS) que escolheu Vitória, como piloto, devido à cidade ser a única dentre as 26 capitais e do Distrito Federal a reunir fatores fundamentais para o estudo como ofertar todos serviços da Proteção Social Básica tipificados e possuir um sistema de informação (Sigma SUAS) robusto com registros de atendimentos, possibilitando gerar perfis socioeconômicos das famílias atendidas e o cruzamento dos dados com a base do cadastro único.


A apresentação da pesquisa foi feita por profissionais do IMDS junto aos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Semas). A pesquisa começou a ser elaborada em 2023, e por seu ineditismo, só agora está apresentando os resultados dos primeiros produtos. Vitória foi piloto na execução da pesquisa feita por meio de um acordo de cooperação técnica para apontar o custo dos serviços da Assistência Social da capital, bem como o volume de recursos que devem ser investidos na área para redução das desigualdades sociais.


Segundo a Subsecretária da Proteção Social Básica de Vitória, Graziella Lorentz, " o resultado da pesquisa é um marco na proteção social básica do município, ter um instrumento que calcula quanto custa, quanto atendemos, qual maior custo por território, por unidade nos permite construir ofertas mais eficientes e nos mostra caminhos possíveis".


A secretária de assistência social, Soraya Mannato, falou sobre a importância de direcionar o investimento dos recursos públicos de forma assertiva. "Quando cheguei fiz a pergunta: quanto custa, quem atendemos, quantas famílias atendemos, mas compreendendo que áreas mais vulneráveis precisam de maiores investimentos. Política pública se faz assim, com base de cálculos de investimentos e resultados.

________________________

Fonte: site da Prefeitura de Vitória (ES)

Por Rosa Blackman (rosa.adriana@vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes.

Comentários


© Desenvolvido por FONAC | Todos os Direitos Reservados
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page