top of page
  • Foto do escritorSecretaria Executiva

79º FONAC em Natal-RN oficialmente aberto

A 79ª edição do FONAC - Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais, que será realizado durante os dias 24 e 25 de abril de 2023 em Natal-RN, foi oficialmente aberta nesta manhã (24) com a presença de 15 municípios brasileiros para deliberação em torno de ricas pautas eleitas para esses dois dias.


Durante a cerimônia de abertura, Katherine Schreiner, Primeira Vice-presidente do FONAC saudou todos os participantes e destacou a importância do espaço proporcionado pelo Fórum para compartilhamento e melhores práticas entre as capitais e municípios convidados.


Na sequência, a Secretária Municipal de Administração de Natal-RN, Adamires França, recebeu calorosamente todos os participantes e os convidou a desfrutar das riquezas naturais da cidade e também do rico intercâmbio entre os gestores presentes, que sempre contribui muito para alcançar soluções para as cidades brasileiras. Ressaltou a alegria de poder finalmente participar do grupo presencialmente e fez votos de que todos se sintam acolhidos na cidade.


Finalizando a abertura, a brilhante palestra magna do Excelentíssimo Prefeito de Natal-RN, Álvaro Costa Dias, saudou o grupo do FONAC e reforçou as boas-vindas datas pela anfitriã. Álvaro falou amplamente sobre novo plano diretor que foi construído em parceria com a sociedade civil, com transmissão ao vivo dos debates, o qual já está em vigor, devidamente promulgado, plano avocado pela necessidade de modernização do planejamento da cidade, visto que "o anterior era retrógrado, atravancando a cidade', disse. "Agora", segundo o Prefeito, "existe um claro reflexo do novo plano diretor que promoveu o avanço na área de negócios e turismo da capital. A orla urbana é uma das áreas mais penalizadas pelo plano diretor anterior, que inviabilizava novos negócios na área, diferente de outras capitais em que esse modelo é facilitado e estimulado". Isso, segundo o gestor, vai mudar na capital potiguar e irá colocar Natal na rota do progresso. A ideia é recuperar o tempo perdido e alavancar o turismo e novos negócios.


Destacou a estrutura hoteleira e turística de Natal-RN. Falou sobre as belezas naturais de Natal. Anunciou a criação novo complexo turístico em Natal com mercado público bem estruturado com artesanato e produtos típicos da região de Redinha.


Finalizando, o prefeito expressou seu ponto de vista sobre a gestão das cidades que fundamentalmente precisa ser feita visando o bem-estar das pessoas e a ocupação dos espaços públicos, estimulando o convívio social e integração entre os cidadãos.


A programação segue na parte da tarde com apresentações voltadas para a reforma da previdência, patrimônio público e escola pública municipal.


__________________________________________


S.E FONAC.


73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page