top of page
  • Foto do escritorSecretaria Executiva

AcessoCidades – Pesquisa Origem e Destino traça perfil de passageiros em Recife

Para conhecer os padrões das viagens em transporte público urbano da população local, a prefeitura de Recife/PE lançou a Pesquisa Origem e Destino (Pesquisa OD), por meio do preenchimento de um formulário eletrônico. Implantada em 2016 na Região Metropolitana, a iniciativa ainda está em andamento e foi pensada para diminuir os elevados custos de pesquisas presenciais e para atualizar periodicamente os resultados, a fim de auxiliar no planejamento de políticas públicas voltadas para mobilidade urbana.


Entre as estratégias de comunicação para incentivar a participação popular na pesquisa, estão ações diretas com pais/mães de alunos de escolas municipais, estaduais e particulares; estudantes de instituições de ensino superior públicas e particulares; funcionários, colaboradores de empresas privadas e servidores públicos da cidade, além do apoio da prefeitura na divulgação em canais oficiais e visitas em locais de pouco alcance.


Para saber mais, acesse o Guia de Boas Práticas em Mobilidade Urbana Sustentável – iniciativas para a promoção da acessibilidade e redução de desigualdades, elaborado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), por meio do Projeto AcessoCidades. A iniciativa é apoiada pela União Europeia, em parceria com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Espanha) e Associazione Nazionale Comuni Italiani (Itália). O projeto tem como objetivo contribuir para qualificar as políticas de mobilidade urbana como ferramenta para integração das políticas de desenvolvimento urbano sustentável e redução de desigualdades.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page