Aracaju: encontro reuniu servidores com o objetivo de apresentar soluções digitais aplicadas à gestão pública
- Secretaria Executiva
- 3 de set.
- 2 min de leitura
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde), realizou nesta terça-feira, 2, a 4ª edição do Conexão Semde, encontro que reuniu servidores das secretarias municipais com o objetivo de apresentar soluções digitais aplicadas à gestão pública. O evento aconteceu no Caju Hub, na Orla da Atalaia e contou com apresentações da Semde, da empresa Ciberian Tecnologia e da multinacional BMC.
Nesta edição, o tema central foi o DataOps, abordagem que alia princípios do DevOps à gestão de dados para modernizar processos, promover automação, ampliar a colaboração entre equipes e garantir mais qualidade e governança nas informações.

Um composto de Dev (desenvolvimento) e Ops (operações), o DevOps é a união de pessoas, processos e tecnologias para fornecer continuamente valor aos clientes. Já o DataOps é uma abordagem de gerenciamento de dados que tem como objetivo aumentar a velocidade, qualidade e eficiência do ciclo de vida dos dados.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Dilermando Júnior, destacou a importância do encontro para fortalecer a integração entre as secretarias. “O Conexão Semde é um espaço fundamental para que a Prefeitura esteja sempre atualizada com as inovações do mercado. A tecnologia e os dados são ferramentas estratégicas para melhorar a gestão, tornar os serviços mais eficientes e oferecer respostas mais rápidas à população. Essa troca de experiências é o que garante que Aracaju continue avançando com inovação”, ressaltou.
Durante o encontro, foram apresentadas palestras, cases de sucesso e demonstrações práticas sobre como a metodologia pode potencializar o planejamento urbano, a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a oferta de serviços mais ágeis e eficientes à população.
“A 4ª Conexão SEMDE é um evento extremamente importante, que foi feito em parceria com a Prefeitura de Aracaju, a Ciberian e a BMC. A tomada de decisões em qualquer órgão, seja ele municipal, estadual, federal, precisa ter confiança nos dados. Quando a gente pensa que as as secretarias e os órgãos possuem silos de informação, os dados são repetidos e a qualidade do dado é um pouco comprometida, então apresentamos novas tecnologias e metodologias utilizando as melhores práticas para fazer com que esses dados reflitam a realidade e que consigam trazer veracidade para aquilo que vai se propor”, explicou José Sid, executivo comercial da Ciberian.
“É um prazer estar aqui com vocês hoje aqui com o time da Prefeitura de Aracaju e suas secretarias falando sobre um tema bastante importante que é o tratamento de dados e como eles podem fazer um diferencial na vida do cidadão. A gente sabe que a cada dia que passa os dados são cada vez mais valiosos, são o combustível que alimenta iniciativas de análises de inteligência artificial que apoiam os gestores na tomada de suas decisões. Então trazer todo esse time hoje aqui para uma sala para, não somente apresentar, mas debater, ouvir, escutar suas dores, entender os seus desafios e pensar em conjunto como que o município pode se beneficiar através de uma estratégia de dataops é muito gratificante pra gente”, ressaltou Alfredo Gomez, gerente de contas da BMC.
______________________________________________
Fonte da matéria e imagem: Site da Prefeitura de Aracaju







Comentários