top of page
  • Foto do escritorSecretaria Executiva

FONAC institui GTP - Grupo Técnico Permanente

Atualizado: 13 de mar.

Uma entrega importante foi feita pela diretoria do FONAC no FONAC 79 em Natal(RN): a formação do Grupo Técnico Permanente, para debates focalizados e mais profundos sobre pautas municipalistas, visando a materialização dessas discussões em notas, resoluções, cartas e encaminhamentos.


A proposta foi aprovada durante a assembleia geral dos associados ao Fórum realizada no dia 24 de abril de 2023, conduzida pela Presidente Interina, Katherine Scrheiner, que também é Secretária Municipal de Licitações, Contratos e Parcerias de Florianópolis. A respeito disso, Katherine ressaltou a importância do GTP para as discussões promovidas entre as capitais: "Esse grupo foi formado com a finalidade de consolidar o entendimento do colegiado e dar a devida evidência às proposições feitas pelos gestores das capitais. O FONAC é um espaço muito fértil de deliberações, soluções para a administração pública e de tratativas sobre as principais pautas municipais. Estamos muito otimistas com essa entrega e esperamos que isso agregue ainda mais potência à nossos encaminhamentos", disse.


A ideia da criação do GTP vinha sendo fomentada pelo Secretário de Administração de Porto Velho, Alexey da Cunha Oliveira nas edições anteriores, modelo que agora passa a compor uma camada específica de deliberações do Fórum.


A formação do grupo se dará por um representante de cada região brasileira e a participação dos demais secretários é facultativa, discricionário ao interesse nos temas em debate. A princípio, Porto Alegre, Belo Horizonte, Cuiabá, Aracaju e Porto Velho foram as capitais representantes de suas regiões. Além disso, poderão ser indicados técnicos das capitais para contribuírem com as discussões e na consolidação da minuta de opinamento ou entendimento do colegiado, que será homologado nas reuniões ordinárias. Ainda, poderão ser formados sub-grupos para que informações de temas específicos possam ser tratados pelas equipes técnicas de cada capital.



50 visualizações0 comentário
bottom of page