FONAC marca presença no Transformar Juntos 2025 com destaque para a sustentabilidade na gestão pública
- Secretaria Executiva
- 24 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de ago.
Debates e iniciativas colaborativas entre órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e a iniciativa privada vêm ganhando protagonismo nas agendas institucionais, especialmente quando voltadas à construção de um conceito mais realista — e urgente — sobre sustentabilidade e mudanças climáticas. O alcance das metas globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), depende, de forma inegociável, do engajamento e da mobilização desses atores.
Nesse cenário, eventos como o Transformar Juntos 2025, promovido pelo Sebrae, tornam-se espaços fundamentais de convergência, troca de experiências e articulação entre diferentes esferas da sociedade. Além de proporcionar um olhar técnico e estratégico sobre os desafios ambientais, o evento consolida-se como palco para socializar boas práticas, difundir soluções inovadoras e inspirar políticas públicas replicáveis em diferentes territórios.
Com o tema “Sustentabilidade e Resiliência Climática”, o evento teve início nesta terça-feira (23), em Brasília, e segue até o dia 25 de julho, no Royal Tulip Brasília Alvorada. A programação reúne autoridades municipais e estaduais, gestores públicos, lideranças locais, agentes de desenvolvimento e representantes da sociedade civil organizada em uma série de palestras, oficinas e atividades colaborativas.
Entre os participantes, a Secretária Municipal de Gestão de São Paulo, Marcela Arruda, presidente do FONAC – Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais, trouxe ao debate a perspectiva da gestão pública municipal na transição para modelos mais sustentáveis.
Em sua fala, Marcela destacou o papel estratégico das compras públicas como instrumentos para impulsionar o desenvolvimento sustentável nos territórios. “É fundamental incorporar critérios socioambientais nas contratações públicas e capacitar os gestores para que essas diretrizes se transformem em políticas efetivas, com impacto real na vida das pessoas”, afirmou. A presidente do FONAC também ressaltou a importância de fortalecer a cooperação entre as capitais, promovendo a troca de experiências e a difusão de boas práticas em todo o país.
A presença do FONAC no evento reforça o compromisso das capitais brasileiras com a construção de soluções inovadoras, sustentáveis e escaláveis no âmbito da administração pública.
O Transformar Juntos 2025 segue com uma programação intensa, reafirmando o compromisso com a educação empreendedora, a simplificação do ambiente de negócios e o fomento às economias do futuro — como o turismo sustentável, a inovação, as energias limpas e a economia criativa.
Ao marcar presença no evento, o FONAC reafirma o entendimento de que o futuro das cidades passa, necessariamente, pela atuação integrada, pela escuta ativa e pela capacidade de inovação dos gestores públicos.
__________________________________________________________
COMUNICAÇÃO FONAC, com colaboração de Gabriella Fagioli.



















Comentários