top of page
  • Foto do escritorSecretaria Executiva

Goiânia lidera Ranking Cidades Sustentáveis dentre municípios do Centro-Oeste

Goiânia obteve o primeiro lugar dentre as cidades do Centro-Oeste no Ranking Cidades Sustentáveis, levantamento realizado pela Bright Cities baseado em 40 indicadores oficiais que compõem o International Organizations for Standardization (ISO) 37120. O anúncio foi realizado durante a Smart City Expo Curitiba 2023, na tarde desta quinta-feira (23/03).


“Goiânia tem desenvolvido vários projetos ligados à área de tecnologia em conjunto com setores como saúde, educação, transporte público, dentre outros. Nosso objetivo é implantar uma cidade inteligente, otimizando recursos e entregando mais para o cidadão”, afirmou o prefeito Rogério Cruz, ao comemorar premiação.


De acordo com o levantamento, Goiânia lidera as cidades sustentáveis no Centro-Oeste seguida de Brasília (DF), Cuiabá (MT), Itumbiara (GO) e Sinop (MT). Foram avaliados 326 municípios com mais de 100 mil habitantes a partir de 40 indicadores, divididos em cinco pilares temáticos (Prosperidade, Gestão, Bem-estar, Segurança e Infraestrutura e Serviços Básicos), que compõem o ISO 37120.


“Essa é a estreia do ranking e a primeira avaliação no Brasil que aplica o ISO 37120, que é uma padronização global”, explicou a fundadora da Bright Cities, Raquel Cardamone.



 

Pesquisa avalia 326 cidades com mais de 100 mil habitantes a partir de 40 indicadores, divididos em cinco pilares temáticos (Prosperidade, Gestão, Bem-estar, Segurança e Infraestrutura e Serviços Básicos) que integram ISO 37120. “Nosso objetivo é implantar uma cidade inteligente, otimizando recursos e entregando mais para o cidadão", afirma prefeito Rogério Cruz, parabenizado por participantes do evento

 

O prefeito foi parabenizado e convidado a discursar para os presentes. Rogério Cruz destacou os avanços obtidos na área do transporte público com o uso da tecnologia para implantação de uma série de cartões diferenciados no sistema de transporte coletivo: Cartão Família, Bilhete Único, Passe Livre do Trabalhador e Meia-Tarifa, que contemplam Senador Canedo, Nerópolis, Trindade, Goianira e Aparecida de Goiânia. “Promovemos economia para o cidadão utilizando a tecnologia para otimizar o funcionamento de todo sistema”, disse o prefeito.


Intercâmbio

Na feira, o prefeito Rogério Cruz foi recebido pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, com quem conversou sobre investimentos em sustentabilidade, inteligência tecnológica e assistência social. Greca convidou Rogério Cruz para conhecer usina de geração de energia solar construída sob aterro sanitário desativado, e elogiou o Bus Rapid Transport (BRT), que entrará em operação em Goiânia no final deste semestre.


“O BRT tem a vantagem de ser mil vezes mais barato que o metrô e cem vezes mais barato que o trem urbano, e agora, com o advento da tecnologia, todos os ônibus a diesel podem se tornar elétricos”, diz.



 

Fonte: site da Prefeitura de Goiânia/GO

21 visualizações0 comentário
bottom of page