top of page

Prefeitura de Goiânia lança programa para instalação de 50 hortas urbanas comunitárias

  • Foto do escritor: Secretaria Executiva
    Secretaria Executiva
  • 16 de jul.
  • 2 min de leitura

A prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas), lançou o Programa de Hortas Comunitárias, que prevê a implantação de 50 hortas urbanas em diferentes regiões da cidade. A iniciativa é realizada em parceria com o Sistema Faeg/Senar/Ifag e tem como objetivo capacitar colaboradores, abastecer o Banco de Alimentos Municipal e ampliar a oferta de alimentos frescos para a população.


ree

A primeira unidade já está em funcionamento em frente ao Paço Municipal, ocupando uma área de mais de 1.200 metros quadrados destinada à produção de hortaliças, tubérculos e outros alimentos. A parceria prevê que o Senar Goiás seja responsável pela formação dos colaboradores e a prefeitura disponibiliza os espaços e a mão de obra.


A meta do programa é atender, além do Banco de Alimentos, escolas, instituições públicas e espaços de acolhimento social até o final deste ano. A horta do CEI Lar de Matilde também integra o novo programa e outras unidades serão implantadas nas próximas semanas. O cronograma prevê a instalação das hortas no Instituto Casa do Pai, no Setor Samambaia; no Instituto Casa do Pai, no Jardim Primavera; no CRAS Floresta, na Escola Renascer e na Pastoral da Juventude, no Real Conquista.


O lançamento contou com a presença do presidente da Faeg, José Mário Schreiner, do superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, e de equipes técnicas responsáveis pelo projeto. Para o diretor de Indústria e Agronegócio da Sedicas, Jorge Gonçalves, a iniciativa contribui para a transformação social, pois cada horta implantada representa uma oportunidade de capacitação, geração de renda e fortalecimento das comunidades. “E isso só é possível graças ao trabalho em conjunto com o Sistema FAEG/SENAR”, destacou.


Durante o evento, foram entregues certificados aos alunos da primeira turma do curso de olericultura, realizado no Paço Municipal, voltado à capacitação dos profissionais que atuarão nas hortas. Também foi inaugurada a placa que marca o início do Programa de Agricultura Urbana do Senar Goiás, base técnica para o desenvolvimento das hortas. ______________________________________________________

Fonte: site da Prefeitura de Goiânia

Comentários


© Desenvolvido por FONAC | Todos os Direitos Reservados
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page