top of page

Programa de Privacidade e Segurança da Informação do MGI amplia alcance e é adotado por entidades estaduais de tecnologia

  • Foto do escritor: Secretaria Executiva
    Secretaria Executiva
  • 13 de ago.
  • 2 min de leitura

Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI) está sendo utilizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) para verificar o grau de maturidade de suas afiliadas. Instituído em 2023 pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o PPSI foi desenvolvido originalmente para os mais de 250 órgãos federais integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).


“A integração federativa é um dos pilares deste governo. Para a gente aqui no MGI, é muito relevante que nossos programas também estejam sendo utilizados pelas Empresas de Processamento de Dados dos Estados (Prodes) que fazem parte da Abep-TIC", afirmou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Em um mundo cada vez mais digital, temos de avançar juntos para garantir a privacidade e a segurança da informação de toda a população”, complementou.

ree

Entre as linhas de atuação do PPSI estão a governança (normas, políticas e gestão de riscos), metodologia (guias e modelos), maturidade (autoavaliação e planos de trabalho), tecnologia (detecção, análise e resposta a incidentes cibernéticos) e pessoas (captação, capacitação e retenção de talentos). Ao adotar o programa, a ABEP-TIC apura em suas afiliadas os mesmos indicadores que o governo federal. 


Competências


Uma das competências do programa é fazer a privacidade e segurança do GOV.BR, que possui mais de 170 milhões de usuários no momento. Atualmente, a plataforma do governo federal conta com mais de 4.600 serviços digitais federais e outros quase nove mil serviços estaduais e municipais.


O programa também é responsável por iniciativas como o Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (CISC GOV.BR), com foco no enfrentamento de incidentes de segurança cibernética nos órgãos federais, por ser uma unidade de coordenação operacional das equipes de prevenção, tratamento e resposta a incidentes cibernéticos dos órgãos e das entidades do SISP.


Além disso, o PPSI também possui o Centro de Excelência em Privacidade e Segurança da Informação (CEPS GOV.BR). Uma das ações, por exemplo, é o curso pós-graduação em Privacidade e Segurança da Informação em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), que formará 120 alunos. A partir do centro, também já foram capacitadas na área mais de 17 mil pessoas.

_____________________________________________________________

Fonte: Site do MGI

Comentários


© Desenvolvido por FONAC | Todos os Direitos Reservados
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page