FONAC 85: Palestra aborda Inteligência Artificial, E-Marketplace e Framework de Contratações
- Secretaria Executiva
- há 1 hora
- 2 min de leitura
Abrindo as apresentações do segundo e último dia da 85ª edição do Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais (FONAC), recebemos, na manhã desta sexta-feira (28), o Membro da Consultoria Jurídica do Tribunal de Contas da União (TCU) e o Pioneiro no uso da Inteligência Artificial em Licitações, Jandeson Barbosa.
O tema da palestra foi intitulada “O futuro chegou: IA, E-Marketplace e Framework das Contratações”, e um dos pontos destacados é de como a IA é aplicada na gestões públicas de cada país para atender a população. Na Espanha, por exemplo, a ferramenta é utilizada para monitorar a umidade do solo, do ar, além de saber quais são os tipos de plantação de um determinado local e toda a sua necessidade ambiental.
Em Londres, é possível prever congestionamentos no trânsito antes que se formem, reorganizando semáforos e realocando a rota dos ônibus. Além de identificar riscos de colisões e frenagens bruscas para a redução de acidentes e custos operacionais.

Ele citou que no Brasil pode utilizar a Inteligência Artificial e a Framework para elaborar a fase de planejamento das contratações de forma completa como, por exemplo, reduzindo erros e inconsistências, otimizando o tempo e os recursos e pesquisando preços automatizados e confiáveis. Além de auxiliar na estrutura de documentação técnica, análise de riscos e elevando o padrão de contratação.
Jandeson ressaltou a diferença entre a Compra Simples e a SICX, que são plataformas que representam a digitalização e modernização das contratações públicas brasileiras, aproximando o governo de práticas de mercados eficientes. Todos incluídos na E-MarketingPlace.
Finalizando, o palestrante cita os quatro mandamentos de uma gestão de excelência que consiste em:
Estruturar a secretaria onde cada indivíduo realiza a sua função;
Investir dinheiro no planejamento e tempo nas fases de contratação;
Buscar substâncias e qualidades técnicas nas análises;
Gerar valor, focar em resultados reais, concretos e eficientes, além de desenvolver impactos positivos nas políticas públicas.








Comentários