top of page

Brasileiros apoiam estabilidade e avaliação de servidores, aponta pesquisa

  • Foto do escritor: Secretaria Executiva
    Secretaria Executiva
  • há 3 horas
  • 3 min de leitura

A maior parte dos brasileiros apoia avaliação e a estabilidade dos servidores e consideram a profissionalização do funcionalismo público como meio para o combate à corrupção. Esse cenário é o que mostra pesquisa Datafolha encomendada pelo Movimento Pessoas à Frente e divulgada nesta quinta-feira (28/8).


O levantamento, realizado com mais de 2 mil pessoas em todo o país, mostra que 94% apoiam a avaliação constante de desempenho de servidores, com recompensas ou responsabilizações, e 74% acreditam que a profissionalização do serviço público é um instrumento para combater a corrupção e melhorar a qualidade dos serviços prestados.


“Os resultados da pesquisa mostram que a sociedade brasileira tem a compreensão de que uma boa gestão de desempenho dos servidores públicos reflete diretamente em melhores serviços prestados à população. Ou seja, quanto mais preparados os servidores públicos estiverem, melhores resultados eles poderão entregar ao país”, afirma Jessika Moreira, diretora-executiva do Movimento Pessoas à Frente.


ree

Outro dado de destaque é que 75% da população considera a estabilidade um mecanismo essencial de proteção contra perseguições políticas. A estabilidade é um dos pontos de receio dos servidores em relação à reforma administrativa em discussão no Congresso. O deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), que está à frente dos projetos de lei que serão apresentados sobre o assunto, já garantiu que deve sugerir a criação métodos de avaliação dos servidores sem afetar a estabilidade.

Reforma administrativa em debate


Os números também indicam melhora na percepção sobre os servidores: 46% atribuíram notas de 8 a 10 ao trabalho do funcionalismo, frente a 36% em 2021, com destaque para áreas como saúde e educação. Para a diretora da organização, esse dado mostra um reconhecimento crescente da população: “A nota 10 foi a mais escolhida, o que revela que os brasileiros valorizam o papel dos servidores públicos e reconhecem sua importância para a boa qualidade dos serviços”.


Para Jessika Moreira, os números revelam uma “janela de oportunidade” para que Congresso e governo deem respostas concretas ao desejo da sociedade de aprimorar a administração pública. “De forma geral, a pesquisa mostra o entendimento e o apoio da população para aprimorar a gestão de pessoas no serviço público. Olhando para a janela de oportunidade que temos com as discussões sobre a proposta de reforma administrativa, esse é o momento de o Congresso Nacional e o governo federal darem uma resposta efetiva aos anseios da população brasileira”, destacou a diretora do Movimento Pessoas à Frente.


Supersalários


O levantamento mostrou ainda que 83% defendem a regulamentação para evitar o pagamento de supersalários acima do teto constitucional. O tema já havia aparecido em pesquisas anteriores, mas mantém ampla rejeição popular. “Esse resultado resgata a autoridade do teto e mostra que a sociedade brasileira não concorda com privilégios que distorcem o sentido do serviço público”, disse Jessika.


A pesquisa também apontou que 92% dos entrevistados acreditam que os servidores poderiam oferecer mais se os órgãos públicos dessem melhores condições de trabalho, e 82% afirmaram que lideranças bem preparadas em cargos estratégicos, como diretores de escolas e hospitais, podem melhorar diretamente a qualidade de vida da população.

“Os resultados mostram que a sociedade brasileira está atenta a questões estruturais do funcionalismo e apoia medidas que garantam a efetividade dos governos para os brasileiros. O objetivo principal deve ser uma administração pública mais efetiva, com melhores serviços e políticas públicas”, declarou.


________________________________________

Fonte: jota.info

Matéria de : Luísa Carvalho

Repórter em Brasília. Atua na cobertura dos Três Poderes. Antes, foi repórter em Poder360, A Tarde e Grupo Metrópole. Formada em jornalismo na Universidade Federal da Bahia. Email:luisa.carvalho@jota.info


Comentários


© Desenvolvido por FONAC | Todos os Direitos Reservados
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page