Prefeitura de Natal inicia digitalização de documentos da gestão municipal
- Secretaria Executiva
- 20 de ago.
- 2 min de leitura
A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), deu início a um dos maiores projetos de modernização documental da cidade: a digitalização dos documentos da gestão municipal. A iniciativa amplia a eficiência administrativa, facilita o acesso à informação e garante mais transparência nos serviços prestados à população.
Entre 15 mil e 16 mil caixas de documentos foram entregues à empresa contratada para conversão ao formato digital. O prazo previsto para esta primeira etapa é de um ano, com possibilidade de renovação contratual por até dez anos.

O projeto prioriza os documentos do período de 2003 a 2022, além de registros funcionais de todos os servidores municipais, como portarias de admissão e exoneração.
Com a digitalização, a Prefeitura assegura a preservação de informações estratégicas, moderniza processos internos e adota práticas mais sustentáveis, estabelecendo novos padrões de gestão e atendimento à população.
Benefícios da iniciativa
A digitalização dos documentos publicos representa um passo essencial para a modernização da gestão pública e está em plena sitnonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a saber:
ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura: ao modernizar processos, estimular a inovação tecnológica e promover eficiência na gestão pública.
ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis: ao tornar os serviços mais acessíveis, inclusivos e sustentáveis para a população.
ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis: pela redução do uso de papel, economia de recursos naturais e menor impacto ambiental.
ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes: ao reforçar a transparência, a governança, a confiabilidade e o acesso à informação.
ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação: já que a transformação digital na gestão pública muitas vezes exige cooperação entre governos, setor privado e sociedade civil.
Além de ampliar a transprência, a acessibilidade e a eficiência nos serviços oferecidos à população, essa prática contribui para preservação ambiental, ao reduzir o uso de papel e os custos com o armazenamento físico. Ao promover processos mais ágeis, seguros e sustentáveis, a digitalização fortalece a governança, apoia a inovação tecnológica e aproxima o poder público das demandas sociais, consolidando um caminho mais eficiente e responsável para o desenvolvimento sustentável e se estabelecendo como uma estratégia transversal para cumprir a Agenda 2030.
___________________________________________________
Fonte da matéria e foto: Site da Prefeitura de Natal Complementação/Adaptação: COMUNICAÇÃO FONAC







Comentários